À Luz da Lua: Uma Inovação na Geração de Energia Solar da CEMIG

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Já presenciamos muitas inovações no mundo da energia, mas a CEMIG D superou todas as expectativas, apresentando a mais nova fronteira na geração de energia solar: a energia solar noturna!

Sim, você leu corretamente. Após avaliar um pedido de conexão de uma usina solar fotovoltaica de potência instalada de 75kW, a CEMIG D descobriu que a única maneira “viável e de menor custo global” para lidar com uma invernike air max plus black adidas yeezy shoes nfl jersey sales nfl stores San Francisco 49ers nike air jordan 4 black canvas top couples sex toys vibrators sex toys official nfl pro shop custom hockey jersey adidas factory outlet nfl jerseys online wig sale cute wigs cheap wigs onlinesão de fluxo de potência seria restringir a injeção de potência da microgeração ao sistema elétrico no horário das 19:00h às 05:00h.

Nesse exato momento, engenheiros ao redor do mundo devem estar coçando a cabeça, pensando: “Por que não pensamos nisso antes? Energia solar à noite, é claro!” Esqueça aquela antiga ciência que nos ensinava que a geração de energia solar ocorre durante o dia quando o sol está brilhando. Em vez disso, acenda a lua! Ou talvez as estrelas? Cometas, talvez?

A pergunta que não quer calar é: a CEMIG D encontrou uma nova fonte de luz, desconhecida para a física até hoje, capaz de gerar energia fotovoltaica durante a noite, ou simplesmente negligenciou a Resolução 1.000/2021 da Aneel, que especifica que as restrições de injeção devem ser condizentes com o tipo e fonte de geração de energia? É preciso lembrar que tal resolução tem por base o princípio da razoabilidade, que não parece ter sido aplicado neste caso.

O mais interessante é que os estudos que levaram a CEMIG D a essa conclusão mirabolante de “injeção noturna” não foram apresentados ao consumidor, uma violação clara da regulamentação. Afinal, quem não gostaria de ler esses estudos que desafiam as leis da física?

Aguardamos que a CEMIG D revele sua inovação na geração de energia solar noturna ou simplesmente cumpra com as regulamentações em vigor.

Afinal, em um mundo onde a energia solar é produzida à noite, tudo é possível, não é mesmo?

Link do acesso da publicação original

Thiago Bao Ribeiro

Thiago Bao Ribeiro

  Advogado de Geração Distribuída | Investidor | Startup Energia Solar | Conselheiro de Startup | Legaltech

Compartilhe!