[adrotate group="1"]

A representatividade foi jogada na lata do lixo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

A definição de representatividade é a expressão dos interesses de um grupo na figura do representante. De forma que aquele que fala em nome do coletivo o faz comprometido com as demandas e necessidades dos representados. Portanto, falar de representatividade revela o sentido político e ideológico por trás do termo.

As milhares de micros e pequenas empresas que atuam no segmento de geração distribuída de energia solar não estão sendo representadas em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional.

Essas milhares de empresas são representadas por dezenas de associações estaduais, algumas regionais e pouquíssimas nacionais.

Mas está havendo uma manipulação da representatividade desse segmento por entidades, algumas recém criadas, que estão chancelando acordos que não expressam a vontade do segmento acima mencionado.

As milhares de micro e pequenas empresas não querem a taxação do sol. Para elas, se houver taxação, que seja apenas para a minigeração de energia, ou seja, aquelas usinas com potência acima de 75 kW até 5 MW.

As micros usinas, ou seja, aquelas com potência menor ou igual a 75 kW, não usam o fio da distribuição e nem o da transmissão, pois geram no próprio imóvel e exportam para a rede apenas o excesso de geração, que é cedido gratuitamente para as distribuidoras de energia.

A falta de representatividade é muito grave, pois quebra um dos pilares da democracia.

Fiquemos atentos, que os Congressistas brasileiros não se deixem enganar pelo discurso vazio de alguns.

Daniel Lima - Diretor RDSOL Rede de Negócios em Energia
Daniel Lima – Diretor RDSOL Rede de Negócios em Energia
  Presidente | Associação Nordestina de Energia Solar- ANESOLAR

Compartilhe!