[adrotate group="1"]

Aprovação do PL 5829 pode ajudar 200 mil produtores rurais no AM

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Proposta tramita na Câmara dos Deputados e, uma vez aprovado, permitirá amplo acesso ao sistema fotovoltaico no campo

O PL 5829/29 (Projeto de Lei n.º 5829/2019), que tramita na Câmara dos Deputados, consolidou nesta semana o apoio do setor rural no Brasil e obteve o consenso entre os líderes da câmara. 

A economia na conta de luz e a distância da maioria das propriedades rurais dos pontos de distribuição de eletricidade contribuem pela procura crescente pela energia solar no Brasil.

Somente no Amazonas, a energia solar pode chegar a cerca de 200 mil produtores rurais – número de profissionais que receberam a carteira de produtor do Cadastro Ambiental Rural do Governo Estadual. Atualmente, o agronegócio representa 3,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

Com a possibilidade de amplo acesso ao sistema fotovoltaico e a queda no custo da geração de energia solar, o Marco Legal da GD (geração distribuída) ganhou força e se tornou a principal alternativa para gerar mais de 1 milhão de empregos e viabilizar o agronegócio no país. 

Opinião: Energia solar no campo: alimento mais barato na mesa

Para Hewerton Martins, presidente do MSL (Movimento Solar Livre), a aprovação do PL5829 levará segurança jurídica aos produtores rurais na realização de financiamentos, seja em bancos públicos ou cooperativas, alcançando o principal objetivo, que é o de reduzir gastos.

“É um financiamento que gera uma conta menor do que o valor que é gasto com energia elétrica. E após pagar o financiamento, o produtor rural ainda terá em seu sistema uma vida útil de 25 anos”, reforça.

Fonte: Canal Solar

Compartilhe!