Concessionárias querem ser donas do sol também, afirma presidente do Movimento Solar Livre

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

O Jornal da Hora desta quarta-feira (16) entrevistou o presidente e fundador do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, que falou sobre as grandes concessionárias que “brigam por um mercado bilionário de implantação de energia solar, que querem dominar a geração, transmissão, distribuição e querem ser donas do sol também”. 

Ele afirma que a energia solar é muito mais barata para o consumidor, e por isso, grandes concessionárias querem taxar e impedir que os usuários possam realizar. “Há forças contrárias muito grandes, pois o usuário gerar sua própria energia elétrica no telhado vai contra o interesse de grandes grupos econômicos. Em contrapartida, a energia só vem aumentando e o usuário paga a conta no final do dia”.

Além disso, Hewerton destacou que é uma falácia o argumento que alguns usam, de que com a energia solar, o custo da energia aumenta para quem não a tem. “A narrativa é que a rede é um condomínio, e se nesse condomínio tem dez pessoas e três saem, o condomínio fica mais caro para as sete que ficaram. Isso não é assim. Todo ano, entram quase dois milhões de novos usuários, e para a energia solar, apenas 620 mil unidades consumidoras foram instaladas de 2012 até hoje. Então, por que a conta não baixou? Muito pelo contrário, ela subiu”. 

Assista a entrevista na íntegra no link abaixo:

https://www.facebook.com/watch/?v=353615946127157

Por Hewerton Martins entrevista concedida para Jornal da Hora

Compartilhe!