Energia Solar em territórios populares é tema de debate no Rio de Janeiro

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Os desafios ambientais e os impactos da transição energética na geração de oportunidades de desenvolvimento socioeconômico de comunidades e territórios populares do Rio de Janeiro serão debatidos em um encontro promovido pelo Circo Crescer e Viver, no próximo dia 10/03. O evento será aberto ao público, gratuito, e vai reunir lideranças públicas e privadas, ambientalistas, representantes das empresas do setor de energia, comunidade acadêmica, organizações da sociedade civil e moradores do entorno da Cidade Nova.

Entre os nomes confirmados, estarão: Eduardo Cavaliere (Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro), Ana Paula Grether (Coordenadora de ESG da VIBRA), Ilan Cuperstein (Vice-diretor regional da C40 para América Latina), Fabio Corte (Gerente Executivo de Transformação Estratégica do ONS), Eduardo Ávila (Diretor Executivo da Revolusolar) e Renier Molina (Diretor de Projetos e Desenvolvimento do Circo Crescer e Viver).

O encontro marca o lançamento do projeto Circo Solar, que além de realizar a transição energética do Circo Crescer e Viver para energia solar, oferece capacitação técnica em energia fotovoltaica para 20 jovens da Cidade Nova, Estácio e adjacências, e ações de educação ambiental para crianças do projeto Circo Social.

“Queremos que nossa vizinhança seja referência no desenvolvimento de projetos que promovam meios verdes para superar os dramas sociais e econômicos aqui vividos. O objetivo é dar a oportunidade aos nossos vizinhos de estarem no centro da revolução dos empregos verdes, dando assim ainda mais autonomia para que eles criem uma comunidade próspera, acolhedora e sobretudo sustentável”, comenta Renier Molina.

O projeto tem parceria com a Revolusolar, grupo que vem desde 2015 realizando um papel fundamental na democratização de energia solar em comunidades, e conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As inscrições para o programa Circo Solar ficam abertas até o dia 09 de março e o projeto terá duração de dois meses.

“Nossa meta com o projeto Circo Solar é consolidar um modelo que combine mitigação de impacto climático, educação ambiental e geração de trabalho e renda, como forças de desenvolvimento comunitário em territórios populares do Rio, demarcando o seu lugar de capital natural de oportunidades da economia verde”, afirma Eduardo Cavaliere, Secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO – LANÇAMENTO CIRCO SOLAR
18h – Abertura do Circo

MÚSICA | BAR | NETWORK

20h – RODA DE DIÁLOGO – Desafio climático brasileiro e transição energética de territórios populares

EDUARDO CAVALIERE
Secretário Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro

ANA PAULA GRETHER
Coordenadora de ESG da VIBRA

ILAN CUPERSTEIN
Vice-diretor regional da C40 para América Latina

FABIO CORTE
Gerente Executivo de Transformação Estratégica do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)

EDUARDO ÁVILA
Diretor Executivo da Revolusolar

RENIER MOLINA
Diretor de Projetos e Desenvolvimento do Circo Crescer e Viver

20h30 – RODA DE SAMBA – encerramento

SERVIÇO
Data: 10 de março (quinta-feira)
Local: Circo Crescer e Viver (Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova)
Horário: a partir das 18h
Gratuito (sujeito à lotação)
Retirada de ingressos: Sympla

Compartilhe!