[adrotate group="1"]

Gerdau e Shell vão instalar parque de energia solar fotovoltaica em Minas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Empreendimento será implantado no município de Brasilândia de Minas, no Noroeste do estado

Minas Gerais vai receber mais uma grande usina de energia solar fotovoltaica, terá um diferencial: parte da geração de energia será voltado para a produção de aço. A Shell Brasil e a Gerdau assinaram um termo de cooperação para a instalação de um parque fotovoltaico no município de Brasilândia de Minas, no Noroeste do estado.

O termo estabelece as bases para a firmação de uma parceria (joint venture) entre os dois grupos. Batizado de Parque Aquarii terá capacidade instalada de 190 MW dc. O valor do investimento não foi divulgado.

A usina fornecerá energia limpa para as unidades de produção de aço do grupo e outra parte será negociada no mercado livre, por meio da comercializadora de energia da Shell, a partir de 2024. A joint venture, que terá participação igualitária das duas empresas, faz parte da estratégia de transição energética e descarbonização de ambas. O Parque Aquarii também venderá energia para consumidores livres, ajudando a aumentar o parque gerador do estado de Minas Gerais e contribuindo para a segurança energética da região com mais energia renovável. “Este é o primeiro projeto da Shell em energia solar no Brasil, um marco que diversifica ainda mais a atuação da companhia no país e de maneira completamente alinhada ao nosso propósito de oferecer mais energia e de maneira mais limpa”, afirma o diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, Guilherme Perdigão.

A energia solar é a fonte energética que mais cresce no Brasil, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com um salto de 70% no último ano, o equivalente a 7,5 GW ou metade da capacidade da hidrelétrica de Itaipu. Atualmente, representa 1,8% da matriz nacional, porcentagem que deve aumentar nos próximos anos. O Brasil tem níveis de irradiação solar entre os maiores do mundo – o território nacional recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, o equivalente a 15 trilhões de MW, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – indicando o enorme potencial da energia solar no país.

Fonte: Estados de Minas

Compartilhe!