[adrotate group="1"]

Primeira usina solar paga com criptomoedas é construída no Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Com financiamentos provenientes das taxas de transação de uma moeda digital, a EnyCoin (ENY), foi dada a largada para a construção da primeira usina de energia fotovoltaica do Brasil com recursos de criptomoedas.

Assim, a cidade escolhida para o lançamento oficial das obras da primeira usina que será montada com recursos do dinheiro digital foi Itaobim, em Minas Gerais.

Portanto, na cerimônia de Itaobim, via Telegram, o prefeito do município, Fabiano Fernandes, agradeceu a Marcos Silva, CEO da EnergyPay, startup responsável pelo projeto.

“A obra gerará emprego e renda para o município e mais: energia limpa, sustentável e renovável para todo o estado de Minas Gerais”, disse o prefeito.

Assim, ainda durante o evento, Marcos Silva revelou que a usina converterá a luz do sol em corrente alternada para, depois, ser transmitida, em forma de energia elétrica, para a rede do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Como a usina fotovoltaica será instalada em uma área isolada, a sua energia será enviada aos centros urbanos por meio das linhas de transmissão. A previsão é que cada polo, autorizado pelos órgãos competentes, trabalhe com um megawatt de potência”, disse.

Assim, segundo ele, uma vez que cada residência mineira consome em média 121.6 kw/mês, a usina de Itaobim terá capacidade para abastecer 10 mil casas.

Usina

Assim, ainda segundo o empresário, na sequência serão contemplados com outras usinas os estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Portanto, de acordo com Marcos Silva, a primeira usina fotovoltaica brasileira com recursos de criptomoedas será entregue em dezembro de 2022, em um evento que terá, entre os destaques, uma ação social com repasse da arrecadação para pagamento da conta de luz de instituições beneficentes parceiras.

De acordo com as informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui 4.357 usinas fotovoltaicas em operação com uma capacidade de aproximadamente 3,84 GW. As mais potentes usinas de energia solar, em termos operacionais.

Parque Solar São Gonçalo – 608 megawatts – São Gonçalo (PI);

Complexo Solar Pirapora – 321 megawatts – Pirapora (MG);

Parque Solar Nova Olinda – 292 megawatts – Ribeira do Piauí (PI);

Complexo Solar Ituverava – 292 megawatts – Tabocas do Brejo Velho (BA);

Parque Solar Lapa – 168 megawatts – Bom Jesus da Lapa (BA).

Por CriptoFácil

Compartilhe!