Observatório da Microgeração Distribuída

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Consolidamos os dados do Observatório da Distribuição, que registra as reclamações de consumidores de energia junto a Aneel, de algumas distribuidoras de energia sobre as reclamações referentes a Microgeração Distribuída (MGD), no período de julho/2021 a junho/2022.

O Brasil conta com aproximadamente 90 milhões de Unidades Consumidoras (UCs). Juntas as distribuidoras selecionadas atendem a 25 milhões de UCs, que representam 28% do total das UCs brasileiras.

A mesma amostragem foi considerada para a MGD, as distribuidoras atendem a 525 mil UCs, que representam 28% do total de UCs com MGD.

As distribuidoras de energia selecionadas, estão situadas entre as 11 primeiras no “Ranking Brasil Distribuidoras – Reclamações” do Observatório da Distribuição.

As reclamações referentes a MGD se concentraram em duas áreas:

A primeira diz respeito a “Serviços Técnicos”, onde a reclamação “Conexão Microgeração” lidera com 42% das reclamações.

A segunda, diz respeito a “Faturamento”, onde a reclamação “Faturamento Microgeração” está em segundo lugar com 16% das reclamações, perdendo apenas para as “Bandeiras tarifárias”.

No “Ranking Brasil Reclamações por Tipologia”, a reclamação “Conexão Microgeração” está situada em 3º lugar entre as 56 tipologias, perdendo apenas para as reclamações “Falta de Energia” e “Variação de Consumo” que ocupam a 1ª e a 2ª colocações. A reclamação “Faturamento Microgeração” está na 8ª posição.

Um dado é deveras preocupante! A reclamação “Conexão Microgeração” foi a que mais cresceu no período analisado, com 104% de crescimento e a reclamação “Faturamento Microgeração” ficou em segundo lugar com 79% de crescimento, entre as 56 tipologias.

O número de reclamações referentes aos serviços de Microgeração Distribuída no Brasil representa 11% do total de reclamações das distribuidoras.

Esse percentual sobe para 14% quando se refere as distribuidoras selecionadas nesse estudo.

As reclamações referentes a Microgeração de Energia tomam uma proporção muito maior, quando consideramos que as unidades consumidoras com MGD representam apenas 2,1% do total de unidades consumidoras no Brasil.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Daniel Lima

Por Daniel Lima-Presidente Associação Norte e Nordeste de Energia Solar- ANNESOLAR

Compartilhe!