Consolidamos os dados do Observatório da Distribuição, que registra as reclamações de consumidores de energia junto a Aneel, de algumas distribuidoras de energia sobre as reclamações referentes a Microgeração Distribuída (MGD), no período de julho/2021 a junho/2022.
O Brasil conta com aproximadamente 90 milhões de Unidades Consumidoras (UCs). Juntas as distribuidoras selecionadas atendem a 25 milhões de UCs, que representam 28% do total das UCs brasileiras.
A mesma amostragem foi considerada para a MGD, as distribuidoras atendem a 525 mil UCs, que representam 28% do total de UCs com MGD.
As distribuidoras de energia selecionadas, estão situadas entre as 11 primeiras no “Ranking Brasil Distribuidoras – Reclamações” do Observatório da Distribuição.
As reclamações referentes a MGD se concentraram em duas áreas:
A primeira diz respeito a “Serviços Técnicos”, onde a reclamação “Conexão Microgeração” lidera com 42% das reclamações.
A segunda, diz respeito a “Faturamento”, onde a reclamação “Faturamento Microgeração” está em segundo lugar com 16% das reclamações, perdendo apenas para as “Bandeiras tarifárias”.
No “Ranking Brasil Reclamações por Tipologia”, a reclamação “Conexão Microgeração” está situada em 3º lugar entre as 56 tipologias, perdendo apenas para as reclamações “Falta de Energia” e “Variação de Consumo” que ocupam a 1ª e a 2ª colocações. A reclamação “Faturamento Microgeração” está na 8ª posição.
Um dado é deveras preocupante! A reclamação “Conexão Microgeração” foi a que mais cresceu no período analisado, com 104% de crescimento e a reclamação “Faturamento Microgeração” ficou em segundo lugar com 79% de crescimento, entre as 56 tipologias.
O número de reclamações referentes aos serviços de Microgeração Distribuída no Brasil representa 11% do total de reclamações das distribuidoras.
Esse percentual sobe para 14% quando se refere as distribuidoras selecionadas nesse estudo.
As reclamações referentes a Microgeração de Energia tomam uma proporção muito maior, quando consideramos que as unidades consumidoras com MGD representam apenas 2,1% do total de unidades consumidoras no Brasil.
Por Daniel Lima-Presidente Associação Norte e Nordeste de Energia Solar- ANNESOLAR
Compartilhe!