[adrotate group="1"]

Planta flutuante de autoconsumo é inaugurada no Paraná

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Na semana passada, foi inaugurada a primeira usina fotovoltaica flutuante do sul do Brasil, instalada no reservatório da Usina Hidrelétrica Santa Clara, de 120 MW, entre os municípios de Candói e Pinhão, no sudoeste do Paraná.

A ilha solar flutuante ocupa uma área de 1.100 m2 e é composta por 276 módulos fotovoltaicos, sobrepostos a uma estrutura metálica flutuante, com potência instalada de 100,7 KWp.

A instalação faz parte de um projeto coordenado pelo centro de ciência e tecnologia Lactec, no Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e é de propriedade da Elejor, Sociedade de Propósito Específico (SPE), da qual a Copel é acionista majoritária .

A primeira usina solar flutuante do Brasil foi inaugurada como projeto piloto na hidrelétrica de Balbina, localizada na cidade de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. Há também projetos semelhantes na hidrelétrica de Sobradinho, nos municípios de Sobradinho e Casa Nova, na Bahia.

O Plano Nacional de Energia (PNE) brasileiro para 2050 estabelece que o potencial desse tipo de geração de energia pode chegar a 45,5 TWh/ano. Essa energia poderá suprir 1% da demanda brasileira por cerca de um ano.

Fonte: PV Magazine

Compartilhe!