[adrotate group="1"]

Relatório mostra como o uso da energia solar pode ser acelerado pelas cidades

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Documento elaborado pela C40 Cities e pela ABSOLAR foi entregue aos gestores públicos municipais e estaduais

A C40 Cities Finance Facility (CFF) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) inauguraram um guia com sugestões para as cidades brasileiras progredirem na elaboração de políticas públicas destinadas ao uso da energia solar. O documento foi entregue a gestores públicos visando incrementar a aplicação da tecnologia nos municípios e estados.

“Nosso principal propósito com esta ação estratégica junto aos parceiros do C40 é apoiar os municípios brasileiros na elaboração, adoção e implementação de políticas públicas, programas e incentivos que acelerem a participação da energia solar fotovoltaica junto à sociedade brasileira, contribuindo para uma recuperação econômica sustentável dos municípios do País”, afirmou Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.

O mercado fotovoltaico nacional gera mais de 275 mil empregos e aproximadamente R$ 48,5 bilhões em investimentos privados, aponta levantamento da ABSOLAR.

Para Ilan Cuperstein, diretor regional adjunto para a América Latina do C40 Cities Climate Leadership Group, o guia é um instrumento imprescindível para apoiar municípios brasileiros a realizarem empreendimentos de energia solar. “Os municípios no Brasil estão começando a apreciar os muitos benefícios do desenvolvimento de projetos solares fotovoltaicos.”

“Além da economia nos custos de eletricidade, de novos empregos gerados e de um potencial impulso à imagem pública de qualquer administração, a energia solar fotovoltaica também pode reduzir as emissões de poluentes e gases de efeito estufa, compensando o uso de fontes não renováveis, tais como carvão, petróleo e gás”, relatou o dirigente.

João Fávaro de Oliveira, o assessor sênior de projetos da CFF no Brasil, destacou que o território brasileiro tem chances para se tornar um protagonista global na utilização de energia solar fotovoltaica. “As horas e a intensidade do sol são altas em todo o país o ano todo, bem como os preços dos sistemas caíram nos últimos anos. Estes fatores contribuíram para a adoção exponencial desta tecnologia.”

O documento traz relatórios que carregam uma visão ampla do cenário atual da energia solar fotovoltaica no país, abarcando os benefícios estratégicos, ambientais e socioeconômicos da tecnologia.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

Fonte> Portal Solar

Compartilhe!