[adrotate group="1"]

BH recebe o CineSolar, cinema movido a energia solar

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Belo Horizonte recebe o Circuito Meta do CineSolar, cinema movido a energia solar. As sessões, gratuitas e com distribuição de pipoca, começaram nesta sexta-feira (24/6) e continuam neste sábado (25/6) – confira mais abaixo.  A iniciativa tem patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Cultura da capital mineira.

O projeto objetiva democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis e inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas. 

O  projeto pretende viajar por todo o Brasil, realizando 94 sessões em 40 municípios de 12 estados brasileiros. 

CineSolar 

O Cine Solar é o primeiro cinema intinerante do Brasil movido a energia limpa. Duas vans – chamadas Tupã e Mahura – possuem placas fotovoltaicas e um sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. 

O projeto não possui somente a intenção de exibir filmes de forma sustentável, mas também oferecer cultura e educação para todos os públicos. O espaço se transforma em uma sala de aula, onde o público é convidado a aprender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. 

Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar, disse que “o tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade”. “Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, afirmou. 

Oficinas 

Além da exibição dos filmes, o projeto vai ofertar 27 oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis.  

Fonte: EM notícias

Compartilhe!