[adrotate group="1"]

Geração de energia solar cresce 40% no Ceará em 2021

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

O valor é referente apenas à geração distribuída, na qual o consumidor produz sua própria energia.

O Ceará ultrapassou a marca de 14 mil conexões de geração de energia solar no segmento de Geração Distribuída (GD), segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Com isso, o Estado registrou um aumento de 40% no primeiro semestre. Em dezembro do ano passado eram cerca de 10 mil de unidades fotovoltaicas instaladas no Ceará.

Atualmente, o Estado conta com 208,6 MW instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, o equivalente a 3,5% de todo o parque brasileiro de energia fotovoltaica distribuída.

“A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os cearenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, diz Jonas Becker, coordenador da Absolar no Ceará.

Ao todo, os sistemas solares em telhados e pequenos terrenos estão presentes em 181 dos 184 municípios cearenses. Ao todo, são cerca de 18.418 consumidores de energia elétrica beneficiados por esses sistemas.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de mais de R$ 1 bilhão em investimentos, a geração de mais de 6 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 276,2 milhões aos cofres públicos. 

Fonte: Focus

Compartilhe!