Blumenau lidera geração de energia solar em Santa Catarina; confira o ranking

Blumenau é a cidade de Santa Catarina com a maior capacidade de geração de energia solar. São 10,1 mil kW em potência instalada nas usinas fotovoltaicas do município. Joinville (8,6 mil kW) e Florianópolis (8,4 mil kw) vêm na sequência. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foram compilados pela empresa Quantum Solar.

Conforme o levantamento, Santa Catarina fechou 2020 com 6,3 mil novas usinas fotovoltaicas, acumulando um total de 17.797 unidades. É a sétima unidade da federação em capacidade de geração de energia via radiação solar.

Energia solar em Santa Catarina

Capacidade instalada de geração em usinas fotovoltaicas (em kW)

Em Blumenau, metade da potência instalada está em residências (5,2 mil kW). Comércios (3,6 mil kW) e indústrias (1,2 mil kW) vêm a seguir. Ainda é residual o uso da energia solar fotovoltaica em imóveis rurais ou que pertencem ao poder público. A mesma distribuição entre as classes de consumidores repete-se em Joinville e Florianópolis. Nos municípios do Oeste catarinense, proprietários de imóveis da área rural são os principais investidores. Em Itajaí, é o comércio quem lidera a corrida.

A potência garantida por novas usinas de Blumenau disparou em 2020, com 4,5 mil kW adicionados ao sistema de geração — crescimento de quase 80%.

No Brasil, apenas 1,6% da matriz energética tem origem na energia solar. Ou seja, a expansão dessa modalidade está apenas começando.

Fonte: NSCTotal https://www.nsctotal.com.br/colunistas/evandro-de-assis/blumenau-lidera-geracao-de-energia-solar-em-santa-catarina-confira-o

Compartilhe!

Escreva seu comentário.