Movimento Solar Livre

Marcos Rêgo e a experiência de quem conhece o setor de energia por dentro

Marcos Rêgo e a experiência de quem conhece o setor de energia por dentro

Marcos Rêgo: uma nova etapa para quem construiu sua trajetória dentro do setor solar.

O debate sobre o futuro da energia brasileira não envolve apenas tecnologia. Envolve economia, segurança jurídica, empregos, competitividade e acesso à energia.

É nesse contexto que se apresenta a trajetória de Marcos Rêgo, empresário e liderança do setor solar na Bahia.

Formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia e com mestrado em Administração Pública pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, Marcos construiu sua carreira combinando experiência empresarial, formação em gestão e atuação no segmento de energia.

Sua trajetória inclui a presidência da Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica, além de atuação empresarial no setor. Em seus canais públicos, também tem participado de debates sobre geração distribuída, transição energética, armazenamento, meio ambiente e políticas públicas relacionadas à energia.

O desafio: uma transição energética que exige diálogo

A expansão das fontes renováveis coloca novos desafios para o Brasil.

A geração distribuída, a energia solar, o armazenamento, a mobilidade elétrica e outras tecnologias estão transformando a maneira como consumidores e empresas produzem e utilizam energia.

Para Marcos Rêgo, a discussão precisa envolver não apenas o setor produtivo, mas também consumidores, trabalhadores, empresas e formuladores de políticas públicas.

Em uma manifestação recente, ele defendeu que o consumidor esteja no centro das discussões sobre energia e destacou a possibilidade de combinar redução de custos com fontes de energia limpa.

Da atuação empresarial para o debate público

A experiência acumulada no setor solar passou a ocupar espaço também em sua atuação pública.

Marcos Rêgo teve sua candidatura à Câmara dos Deputados homologada nas convenções realizadas no final de julho e início de agosto de 2026.

A nova etapa mantém como um dos eixos de sua trajetória a discussão sobre transição energética e representação do setor de energia renovável no debate público.

Em 2026, Marcos também foi selecionado para participar do programa de formação de lideranças políticas do RenovaBR, conforme registros públicos em seu perfil profissional.

Uma trajetória construída em diferentes frentes

A história de Marcos Rêgo reúne gestão, empreendedorismo, energia solar e participação em discussões sobre políticas públicas.

Sua experiência no setor permite que temas como geração distribuída, energia limpa, meio ambiente, competitividade e transição energética sejam abordados a partir de uma perspectiva de quem atua diretamente nesse mercado.

Agora, sua trajetória entra em uma nova fase, levando para o debate público a experiência acumulada ao longo de sua atuação profissional.

Energia, inovação e desenvolvimento

Mais do que uma nova etapa profissional, a candidatura a Deputado Federal pela Bahia, representa a entrada de uma liderança do setor solar em um espaço de discussão mais amplo sobre os caminhos da energia no Brasil.