Brasil se consolida entre as maiores potências de energia renovável

São Paulo, 11 de Agosto de 2025 – As energias renováveis ajudaram o mundo a economizar cerca de 470 bilhões de dólares em gastos com combustíveis fósseis no último ano.
O Brasil se consolida como uma das quatro maiores potências do setor. Com uma matriz energética mais limpa e diversificada, o país se sobressai na produção de energia solar, eólica e biocombustíveis — o que garante benefícios ambientais e econômicos para a população.
De acordo com projeção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as fontes renováveis representarão mais da metade da matriz elétrica brasileira em menos de quatro anos. A previsão é que, em 2029, as energias solar e eólica respondam por 51% da capacidade instalada no país, superando as hidrelétricas, que deverão ter participação de 41,5%.
Em 2024, a redução do uso de combustíveis fósseis resultou em uma economia superior a 467 bilhões de dólares em todo o planeta, segundo relatório da Agência Internacional para Energias Renováveis.
No Brasil, a energia solar foi responsável por mais de 450 mil novos postos de trabalho no último ano. O grande desafio agora é manter o ritmo de crescimento. Para isso, são necessários mais investimentos em infraestrutura e novos acordos internacionais.
Fonte : TV Cu